fbpx

Terapeuta Cintia Faria

Você sabe como a culpa pode estar relacionada com a falta de sucesso na sua vida?

Compartilhe esta Publicação

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Esse período do ano é o momento que precisamos colocar em prática o nosso planejamento, e muitas pessoas ao observarem o planejamento dos anos anteriores percebem que não conseguem colocar em prática aquilo que planejaram.

E você sabe por que isso tem haver com culpa?
Muitas pessoas não sabem o que é a culpa e como identificá-la, e buscam motivos racionais para aquilo que não conseguem colocar em prática.

Você procrastina? Você se autossabota? Você se pune de alguma forma?
Tudo isso é a famosa culpa, e essa culpa vem de diversas formas. Tem a culpa que você sabe que é culpado, porém prefere não reconhecer e nem resolver, essa é a chamada culpa consciente. 

Agora nós temos aquela culpa inconsciente que nos prejudica arduamente, com procrastinação, punição, autossabotagem, ou seja, que nos leva a ter a crença de não merecimento. 

Essa culpa inconsciente destrói a sua vida e ela vem de formas que você jamais identificaria conscientemente. 

Por quê? Porque a raiz da culpa inconsciente na maioria das vezes é aprendida lá nas nossas redes neurais primárias, conhecida também como primeira infância. Por exemplo, sabe aquele filho que o pai cuida mais que os outros? Faz mais coisas para ele do que para os outros? E aquele filho quando fica adulto não consegue evoluir, não consegue estudar, não consegue crescer, justamente porque ele carrega uma culpa por ter atrapalhado o pai a fazer algo para os outros irmãos, e isso faz com que ele tenha crença de não merecimento. 

E existem diversos exemplos de pessoas que carregam a culpa inconsciente e que vivem procrastinando, se sabotando, se punindo, prejudicando a sua vida, às vezes montam empresas e quebram, são pessoas que não conseguem fazer a sua vida prosperar. E tem um termo que muitas pessoas usam para buscar explicar isso, o do “dedo podre”, por exemplo, a pessoa arruma um namorado ele trai ou troca por outra, isso também é vinculado à crença de não merecimento, justamente por um plano de fundo chamado culpa, provavelmente essa pessoa se sente culpada pela separação do pai e da mãe quando era criança ou teve um parto em que a criança nasceu e mãe morreu, são infinitas situações que levam a pessoa à essa crença de não merecimento, de culpa inconsciente.

Você que se sente procrastinador, que se pune, vive uma vida repetindo processos negativos e nunca sai, busque identificar se está vivendo uma culpa consciente ou inconsciente. 

E para você quebrar esse ciclo de culpa vou te passar 4 passos para seguir e sair da polaridade negativa para a positiva: 

– Parar de usar o verbo deveria;

– Viver para frente e parar de viver o passado, viva o hoje para construir um futuro diferente;

– Pare de se comparar com outras pessoas; 

– Não colocar dúvida, não usar o “e se” e também o “será”; 

E se você sentir que precisa de ajuda profissional, com a terapia com hipnose e neurociências nós conseguimos encontrar a raiz dessa culpa inconsciente e quebrar os padrões e crenças que vem impedindo a sua vida de prosperar. 

Quer aprender a planejar a sua vida sem culpa e sem procrastinação?
Conheça o Planner GPS.

Por Cintia Faria

Cíntia Faria é empresária, palestrante, mentora e terapeuta com diversas formações na área da saúde. Sendo a superior em gestão hospitalar, com especialização em saúde mental e pós-graduanda em neurociências pelo Instituto Albert Einstein.

Assine nossa Newsletter

e receba dicas exclusivas

Aproveite e leia também...