fbpx

Terapeuta Cintia Faria

Como a hipnose pode te ajudar no alcoolismo?

Oi!

O alcoolismo é a incapacidade de controlar a ingestão de álcool, devido a uma dependência física e emocional. É uma doença grave que atinge 10% da população brasileira, e não afeta somente a saúde do dependente, mas também a vida de seus familiares. Reflete também nos altos números de acidentes de trânsito, de trabalho e nos casos de violência doméstica e social.

O álcool é uma droga, que, apesar de lícita, se torna socialmente aceita por ser usada em várias comemorações. Isso justifica o fácil acesso. Talvez por isso o alcoólatra não consiga se enxergar como doente, e essa negação está presente em quase todas as dependências químicas. Além disso, a pessoa que sofre dessa doença manifesta 3 fases.

Entenda quais são as 3 fases do alcoolismo e como a hipnose pode ajudar no tratamento.

Fases do alcoolismo

Existem diversas características psicológicas importantes que ajudam a compreender a complexidade da doença. O organismo do indivíduo adicto utiliza mecanismos de defesa que permanecem mesmo após superar os efeitos do álcool, como a abstinência, por exemplo.

Esses mecanismos são respostas inconscientes para que o alcoólatra se proteja contra sentimentos ou ameaças, das quais não sabe lidar de uma forma agradável. Confira como eles se manifestam através de fases.

1. Negação

Esse é o momento em que a pessoa dependente não aceita o problema. É como se ela se fechasse para a realidade e tivesse a certeza de que isso é algo momentâneo.

Provavelmente o dependente verá o consumo de álcool como uma recaída, ou como algo que não se repetirá, mas dificilmente consegue enxergar como uma doença de fato.

2. Racionalização

Assim como em outras várias ocasiões da vida, o alcoólatra sempre terá uma resposta para quem questionar o ato de beber. A racionalização busca os mais diversos argumentos para justificar a bebida.

Por isso, constantemente o alcoólatra é visto como manipulador, sempre com uma palavra na ponta da língua, cheio de pretextos e com ótimas justificativas. Sua finalidade é convencer quem quer que esteja à sua volta de que ele tem suas razões e seus motivos para beber.

3. Culpa

Na tentativa de minimizar a dificuldade, é sempre mais fácil colocar a culpa nos amigos e nas influências externas.

Quem sofre de alcoolismo, além de permanecer em constante racionalização, terceiriza a responsabilidade pelo seu comportamento e os acontecimentos que o levam a tal situação.

Como a Hipnose pode ajudar no alcoolismo

A pessoa que sofre com o alcoolismo deve levar em consideração alguns fatores, como a predisposição genética e as influências externas (família, meio ambiente, religiões, normas sociais e culturais, idade, educação e status de trabalho). Porém, é importante ressaltar que ser geneticamente propenso a uma doença ou a fatores externos que o influenciam, não é o fator preponderante para se tornar um alcoólatra.

O ato de consumir álcool reiteradamente até se tornar um alcoólatra, vem da necessidade de curar uma ferida emocional. Por essa razão, é essencial encontrar essa ferida e tratar a causa do problema.

Vou te contar como a hipnose ajuda a tratar o problema do alcoolismo.

Encontrar a causa do problema

A hipnose, na prática, é um estado de consciência que consegue mexer com as estruturas mais profundas da mente, de acordo com comprovações científicas. Isso quer dizer que, por meio dela, é possível acessar o subconsciente e resgatar cenas causadoras de traumas.

Portanto, o hipnoterapeuta usa técnicas que podem alterar esse episódio, provavelmente raiz do problema. Com o acesso ao subconsciente, são criados teatros emocionais que conseguem organizar os traumas e reeducar aquele sentimento.

Tratamento

Com o acesso às memórias permanentes, é possível dar outro sentido, outro significado para aquilo que desencadeou o alcoolismo. A reeducação do subconsciente é feita para que ele tenha, a partir dali, hábitos saudáveis. Com essa mudança, o adicto é conduzido a uma sensação de paz e tranquilidade, até a restauração do seu autocontrole e domínio de sua vida.

Você já precisou ou quer ajudar um amigo que sofre de alcoolismo? Procure a hipnoterapia. Ela pode te ajudar a se livrar dessa dificuldade e te dar a oportunidade de viver longe do que lhe faz mal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *